top of page
Logo-Hasturea-Invertido.png
Logo-Pantaurea-Invertido.png
Logo-Estrigial-Invertido.png
Logo-FachaFaixa-Invertido.png

Copa das casas

Seguindo com o Método Progressista, aplicamos o PROJETO C.A.S.A (Círculo de Aprendizagem para Socialização de Alunos) tem como objetivo inserir cada aluno em uma equipe que condiz com sua personalidade. O teste das casas é realizado no primeiro dia de aula. Com a equipe definida, este aluno tem o poder de garantir pontos para sua casa por meio de atividades extracurriculares.

 

Acreditamos que é função da Escola, além de fornecer conteúdo ditático adequado, preparar o aluno para o convívio em sociedade e treinar atributos e habilidades do discente que estejam apenas marginalmente ligados ao processo de ensino.

“O problema está menos na tecnologia da testagem do que nas maneiras pelas quais habitualmente pensamos sobre o intelecto e em nossas concepções arraigadas de inteligência. Apenas quando expandimos e reformulamos nossa concepção do que conta como intelecto humano seremos capazes de projetar meios mais adequados para avaliá-lo e meios eficazes de educá-lo.”  (Howard Gardner)

 

"É uma pena que o caráter socializante da escola, o que há de informal na experiência que se vive nela, de formação ou deformação, seja negligenciado. Fala-se quase exclusivamente do ensino dos conteúdos, ensino, lamentavelmente quase sempre entendido como transferência do saber. Creio que uma das razões que explicam este caso em torno do que ocorre no espaço-tempo da escola, que não seja a atividade ensinante, vem sendo uma compreensão estreita do que é educação e do que é aprender." (Paulo Freire, "Pedagogia da Autonomia")

 

Introduzir atividades lúdicas ao dia-a-dia da sala de aula é igualmente importante para o desenvolvimento intelectual e afetivo dos estudantes, e o estímulo a atividades em equipe é essencial

bottom of page